Centro de Referência da Dança de São Paulo assume gestão artística centrada nas Danças Negras
Configurando-se como um marco simbólico antirracista no ambiente das artes, a nova gestão artística do Centro de Referência da Dança de São Paulo destaca as artes negras como motriz pedagógica norteadora das ações culturais que compõe a extensa programação pautada para o ano letivo de 2023. Selecionada no edital público de Gestão artístico-pedagógica da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo de 2022, o Instituto Nação em parceria com a Cia Treme Terra foram contemplados com projeto Corpo Mocambo para assumir a nova gestão deste importante espaço que mantém viva as memórias das danças praticadas na cidade de São Paulo, bem como, representa um local simbólico de formação, encontro, pesquisa, criação, entretenimento e produção artística sob o viés das artes do corpo e suas interfaces com outras linguagens.
O Centro de Referência da Dança é um importante equipamento público administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo que vem sendo mantido e preservado como patrimônio cultural da cidade, um espaço que promove a interação e o diálogo entre as poéticas e estéticas na multiplicidade das artes em relação à cadeia produtiva da dança.
O prédio do CRD fica localizado embaixo do viaduto do Chá no centro da cidade de São Paulo. Em 2023 o CRD inaugurou uma nova gestão artístico pedagógica, com uma programação heterogênea com diversas atividades gratuitas para o cidadão paulistano, que contempla cursos formativos de longa duração, oficinas de média duração, workshops, encontros de experimentações artísticas, rodas de conversas, palestras, cinema, etc.
A pluralidade de estéticas, poéticas e referenciais artísticas são pilares fundamentais para a curadoria do projeto Corpo Mocambo, que potencializa os saberes ancestrais em diálogo com um olhar contemporâneo que vem sendo produzido no setor de dança nas últimas décadas em São Paulo. O espaço tem se tornado um local de grande circulação de público,
que advém das mais variadas origens étnicas, culturais e sociais, com interesses diversos, que contempla desde profissionais que buscam um aperfeiçoamento nas linguagens de dança, bem como, pessoas que procuram uma atividade de corpo para a manutenção da saúde e bem estar.
“A conservação e manutenção do Centro de Referência da Dança de São Paulo é fundamental para a preservação da memória histórico-cultural da cidade, um equipamento público que vem se tornando referência para outras regiões do Brasil, uma política essencial que deveria ser multiplicada por outras localidades, devido a sua importância na garantia dos direitos substanciais humanos, que incentiva o convívio comunitário em espaços públicos, o bem estar social e a democratização do conhecimento através de atividades formativas. Investir em espaços culturais públicos é tornar a cidade mais acessível e acolhedora, contribuindo para uma vida mais saudável e menos violenta” destaca João Nascimento coordenador geral do projeto Corpo Mocambo.